Saturday, June 30, 2007



Dei uma passada na Bienal Capixaba do Livro. Pelo espaço, com um número não muito grande de estandes, um cheiro de pipoca pairava pelo ar enquanto uma gurizada fazia alvoroço por todos os lados. Por um momento tive esperança no futuro de nossa sociedade. A combinação crianças mais livros pode ser a solução de nossos problemas.

Não tinha em mente nenhum livro pra procurar. Fui mais com o intuito de esbarrar em algum título cuja resenha eu tivesse lido algum dia e já tivesse caído no esquecimento. Não demorou muito pra eu encontrar "A magia da camisa 10". Folheei um pouco e só precisei ler um trecho (...) Nascido em 25 de abril de 1947, no pequeno bairro de Weidestraat, próximo a Amsterdã, Cruyff era filho de uma família pobre. Hermanus, seu pai, vendia frutas e legumes em uma barraca, enquanto a mãe, Petronella, era uma das faxineiras do Ajax, o mais importante clube de futebol de Amsterdã... Zico, Maradona, Pelé, Zidane, Platini e muitos craques juntos no mesmo time, digo, livro. Não basta gostar de futebol tem que conhecer os causos dos lendários boleiros.

Sunday, June 24, 2007

trilha sonora do dia

Eyes Open - Snow Patrol



Pra não esquecer dos momentos londrinos, pois esse disco foi uma espécie de trilha incidental durante a minha passagem pela terra da rainha. Nas cinzentas manhãs em que eu ia de Eltham para Lee Green a melodia de "set the fire to the third bar" não parava de martelar em minha cabeça, na verdade eu já acordava com essa música na mente. Enquanto "chasing cars" parecia tocar em qualquer lugar que eu estivesse. Lembro de ouvi-la em umas duas lojas e numa estação do underground, cantada por um artista de rua... Parece que o Snow Patrol é bem popular por lá. Com todo mérito. O grupo escocês faz um som beirando o épico, sem ser chato ou perder a pegada roqueira. Um pouco de distorções e muitas melodias. Shut your eyes and sing to me...

I'm miles from where you are,
I lay down on the cold groundI,
I pray that something picks me up
And sets me down in your warm arms

Wednesday, June 13, 2007

De volta ao Brasil. Malas desfeitas e a vida voltando ao normal. Mas depois de um mês longe da minha realidade a sensação é de recomeço. Como se um novo ano estivesse se iniciando. Isso é bom. Hora de traçar novos objetivos

Sunday, June 10, 2007

Agora soh me resta dar uma volta em Puerta del Sol pra comprar uns souviniers e arrumar as coisas pra ir embora. Quando parti de Londres eu ateh estava querendo ficar mais, mas agora nao vejo a hora de chegar em casa.

E ontem rolou o tao esperado show do Pearl Jam. Sensacional!!!!!!!!!! Eh a minha banda do cora'cao (junto com o R.E.M.), entao nao eh facil descrever a emocao de ve-los novamente. Fiquei proximo ao palco e garanto que este foi o primeiro show em que tive medo de ser estra'calhado pelo publico. No control! Nao consegui fazer nenhuma foto boa. Ficou dificil, em meio a muvuca que nao parava um minuto. Mas deixo aqui o registro. Pode acreditar, o cara ao microfone eh o Ed Vedder.


Saturday, June 09, 2007

Depois de ir a tres noites nos bares madrilenhos jah identifico um dos hits das pistas. Eh uma musica que quando toca todo mundo canta junto. Um rockinho muito legal. Fiquei curioso e fiz uma pesquisa:

Hace calor, hace calor,
yo estaba esperando que cantes mi canción
Y que abras esa botella y brindemos por ella,
y hagamos el amor en el balcón.

Mi corazón, mi corazón
es un músculo sano pero necesita acción
Dame paz y dame guerra, y un dulce colocón
y yo te entregaré lo mejor

Ah ah ah... Ah ah ah...

Dulce como el vino, salada como el mar,
princesa y vagabunda, garganta profunda,
sálvame de esta soledad

Huy huy hu... (x4 veces)
Ah ah ah... aha ah ah... Huy huy huy huy huy ua.

Hace calor, hace calor,
yo estaba esperando que cantes mi canción
Y que abras esa botella y brindemos por ella,
y hagamos el amor en el balcón.

Mi corazón, mi corazón
es un músculo sano pero necesita acción
Dame paz y dame guerra, y un dulce colocón
y yo te entregaré lo mejor

Ah ah ah... Ah ah ah...
Dulce como el vino, salada como el mar,

princesa y vagabunda, garganta profunda,
sálvame de esta soledad

Huy huy hu... (x4 veces)
Ah ah ah... aha ah ah... Huy huy huy huy huy ua.

Hace calor, hace calor,
ella tiene la receta para estar mucho mejor,
sin truco sin prisa, me entrega su sonrisa
como una sacerdotisa del amor

Luna de miel, luna de papel,
luna llena piel canela dame noches de placer
A veces estoy mal, a veces estoy bien,
te daré mi corazón para que juegues con él.

Ah, ah ah , ah ah ah

Podrían acusarme, ella es menor de edad,
iremos a un hotel, iremos a cenar,
pero nunca iremos juntos al altar

Huy huy hu... (x4 veces)
Ah ah ah... aha ah ah... Huy huy huy huy huy ua.
Huy huy hu... (x4 veces)
Ah ah ah... aha ah ah... Huy huy huy huy huy ua


Trata-se de "Mucho Mejor" de Los Rodriguez. Pelo que consta a banda atuou na Espanha nos anos 90 e soh gravou dois albuns. Esta musica esta no album Hasta Luego de 1996. Eles devem ter feito um relativo sucesso por aqui.

Wednesday, June 06, 2007

La corrida de rejones




La Plaza de Toros

Ceguei cedo a pra'ca de toros para garantir o meu ingresso. Por sugestao da mo'ca da bilheteria, comprei a entrada para a grada com sol e sombra, uma posi'cao pouco privilegiada mas que nao era das piores. Ou seja, um custo-beneficio razoavel para quem nao quer pagar muito.
Tive tempo de ficar sentado observando o movimento que come'cava a se formar no entorno da pra'ca. Ambulantes, turistas, familias... Tambem tive tempo de me adiantar em frente aos portoes e estar entre o pelotao dos primeiros a entrar na arena.




Sentei no meu lugar e fiquei contemplando aquela estrutura monumental que lentamente era invadida pelos madrileños. Aos poucos o silencio dava lugar ao som ambiente de conversas
embaralhadas ao passo que o cheiro de charuto se espalhava pelo ar.

Alguns minutos antes das sete, aqueles que suponho comporem a familia real tomaram os seus lugares na tribuna. Os suditos os saudaram. As sete em ponto ouvem-se os acordes daquela musica... Entram tres velhos cavaleiros em trajes negros que iniciam o espetaculo. Em seguida entram os herois da festa que cumprem uma especie de ritual sensacional.







Come'ca a corrida. O touro persegue o cavaleiro e tenta golpear o cavalo com seus chifres. Nao sabe ele que estah em completa desvantagem. Espalhados pela arena estao bem protegidos os escudeiros do toureiro principal que tem ao seu dispor diversas espadas. Aos poucos o barro da arena eh banhado de sangue e o touro fatigado e ferido comeca a se entregar. Cada golpe bem executado eh aplaudido. No final, quando o toureiro executa seu adversario com maestria a plateia vai ao delirio. A crueldade eh espetacular!





Sunday, June 03, 2007

Londres jah ficou para tras. A realidade agora eh Madri, com uma atmosfera bem diferente que jah comecei a explorar. Hoje vou a uma tourada. Anda-le, anda-le!!!!!!!!