Saturday, October 30, 2004

Trilha sonora do dia

up the bracket - the libertines



Debut de uma das mais esperadas atrações do Tim Festival. Como não vai dar pra ir vê-los, tenho que me contentar em apenas ouvi-los. Deculpinha de criança: eu também não sou muito fã deles!

Meu Deus me dê um motivo por que eu pago tanto mico. Ontem me joguei pro Cente-rnada, mas o movimento estava tão fraco mas tão fraco que só fiquei durante o tempo suficiente pra tomar uma breja. Parece que hoje o Zé Maria "vai com as outras" vai fazer um som lá, aí a diversão é garantida.

Thursday, October 28, 2004

Hoje é dia de São Judas Tadeu, padroeiro do Mengão e do Conde de Inércia. Valei-me ô santo, que o Mengão fuja do limbo da segunda divisão.

Oração a São Judas Tadeu

São Judas Tadeu, glorioso Apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus! O nome de Judas Iscariotes, o traidor de Jesus, foi a causa de que foste esquecido por muitos; mas agora a Igreja vos honra e invoca por todo o mundo como patrono dos casos desesperados e dos negócios sem remédio. Rogai por mim que estou tão desolado! Eu vos imploro, fazei uso do privilégio que tender de trazer socorro imediato, onde o socorro desapareceu quase por completo. Assisti-me nesta grande necessidade, para que eu possa receber as consolações e o auxílio do céu em todas as minhas necessidades, tribulações e sofrimentos. São Judas Tadeu, alcançai-me a graça que vos peço. Que o Flamengo não seja rebaixado. Eu vos prometo, ó bendito São Judas, lembrar-me sempre deste grande favor e nunca deixar de vos louvar e honrar como meu especial e poderoso patrono e fazer tudo o que estiver ao meu alcance para espalhar a vossa devoção por toda a parte. São Judas, rogai por nós!
(Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai)



Wednesday, October 27, 2004

O carcará sobrevoava aquele território onde imperava a alegria, com muitos sorrisos, luzes e cores. Mesmo sem ter forças, queria avançar e levar em sua garras o seu objeto de desejo. De súbito um forte vento o arrebatou...

Sunday, October 24, 2004

Trabalhas sem alegria para um mundo caduco,
onde as formas e as ações não encerram nenhum exemplo.

Praticas laboriosamente os gestos universais,
sentes calor e frio, falta de dinheiro, fome e desejo sexual.

Heróis enchem os parques da cidade em que te arrastas,
e preconizam a virtude, a renúncia, o sangue-frio, a concepção.
À noite, se neblina, abrem guarda-chuvas de bronze
ou se recolhem aos volumes de sinistras bibliotecas.

Amas a noite pelo poder de aniquilamento que encerra
e sabes que, dormindo, os problemas te dispensam de morrer.
Mas o terrível despertar prova a existência da Grande Máquina
e te repõe, pequenino, em face de indecifráveis palmeiras.

Caminhas entre mortos e com eles conversas
sobre coisas do tempo futuro e negócios do espírito.
A literatura estragou tuas melhores horas de amor.
Ao telefone perdeste muito, muitíssimo tempo de semear.

Coração orgulhoso, tens pressa de confessar tua derrota
e adiar para outro século, a felicidade coletiva.
Aceitas a chuva, a guerra, o desemprego e a injusta distribuição
porque não podes, sozinho, dinamitar a ilha de Manhattan.


Domingo de sol sempre começa com praia. Estou longe de ser adepto do brazilian way of life baseado no esquema quiosque-churrasco-carro de som-axé e afins, mas é penoso ficar enfurnado em casa num dia de céu azul.

Estava passando pelo calçadão de Camburi quando vi o Josias acenando da areia. Pois é, não preciso marcar com os brothers porque sei onde encontrá-los. E pra completar, encontro logo o figura-mor. Agora ele está atacando de poeta e veio me mostrar um livro do Drummond que trazia consigo.

Mandou que eu lesse o poema da página 56. Elegia 1938. Comecei a ler e logo estava declamando-o com toda empolgação. E ali ficamos, falando sobre causos de nossas vidas, divagando,discutindo poesias e, por que não, bundas.

Wednesday, October 20, 2004

Esse é considerado o menor conto do mundo: Fujamos! Os caçadores de letras estão aq... Assim parece fácil, também quero ser um escrevedor.

Bailaaaaaaaara Peeeeeeedro de Laaaaara!!!!!!!

Pois é, os ingressos pros show do Libertines, Mars Volta, Primal Scream e PJ Harvey já se esgotaram. Demorei! Agora não sei se arrisco um bate e volta pro show da segunda-feira no Rio.

Saturday, October 16, 2004

Eu queeeeeeroooooooo!!!!!!!!!!!!!!



Caixinha com quatro discos que trazem de volta a primeira temporada desse crássico do David Linch.

Sunday, October 10, 2004

E eu vos digo, festa de criança pode ser um programa bem interessante. Desde que você seja tio da aniversariante e apareça pelo salão com a nenenzinha no colo, neste momento as atenções voltam-se pra sua pessoa. Desde que uma balzaquiana gostosona já esteja te marcando há algum tempo. Desde que ela seja sagaz e consiga fazer com que você a leve pra uma boate onde vai rolar um show do Manimal. Aí meu amigo, é só entrar no ritmo do congo e partir pro abraço.

Sunday, October 03, 2004

Trilha sonora do dia

Album of the Year - Faith no More



Gravado em 1997, esse foi o último lançamento do FNM. Um disco direto e coeso em sua mistura de referências. Alternando com maestria momentos explosivos e relaxantes. Não chegou a ser o álbum do ano mas garantiu uma despedida em grande estilo.

Dia de eleições em Jardim Camburi é sempre um grande acontecimento.. Nas imediações das duas escolas púbicas do bairro, os cabos eleitorais comandam o furdunço. Parece até festa. Todas as figuras folclóricas do bairro dão o ar de sua graça vestidos a caráter, com bonés e camisas, distribuindo santinhos e adesivos do candidato pra quem estão trabalhando. Por esse bico, ganham trinta contos mais um lanche na hora do almoço. É quase nada mas pra quem ganha a vida aos trancos e barrancos, qualquer trocado é bem vindo. Até mesmo aqueles que nem precisam tanto, não perdem a boquinha. “Nessa brincadeira já garanti o rock de hoje”, me disse, com muita euforia, um conhecido.

E conhecidos é o que não falta. Na panfletagem, na fila, na seção de votação. Sempre tem alguém pra dizer “e aí, beleza, tá sumido”. Musas do passado, velhos amigos, gente que não via há algum tempo... Encontrei até o Josias. Fazendo campanha pra um candidato de caráter duvidoso, veio ele tentar me convencer. “Ô rapaz, vote nesse cara aqui que eu conheço. Ele é amigo do pai da amiga da minha namorada. Me ajuda aí cara, se ganhar ele vai arrumar um negócio bom pra mim.” Leigo! Na frente dele já deve haver outros “necessitados”. Me espantei em ver uma guria que conheço andando com a turma de um candidato a prefeito que veio fazer uma visitinha à comunidade. Jornalista, bonita, inteligente, com participação ativa na igreja católica local, cobiçada entre a galera e agora namorada de um almofadinha oportunista candidato a vereador. Caiu no meu conceito. Pois é, nessas horas cada um quer garantir o seu.

Saturday, October 02, 2004

já escolhi meu candidato a prefeito. Mas ainda estou em dúvida quanto ao candidato a vereador. Pensei em Chico Onofre, Camila Vassalo, Jair Lixeiro, Adiel "O Carteiro Poeta" e até na legenda do PCO - mas pra essa eu não sei nem qual é o número. Ah, até amanhã eu resolvo.

E então chegou outubro, meu mês preferido. O mês que marca a minha chegada ao mundo. Pra mim o ano termina entre os seus trinta e um dias. Às vezes esqueço quantos outubros vivi. 27, 28 ou 29? Guardo boas recordações de outubros passados. Outubro vermelho. U2 october. Movimento revolucionário 8 de outubro. Outubro dos escorpianos. Outubro ensolarado mas de clima agradável. Das crianças e de São Judas Tadeu. Gosto de sua sonoridade. Se um dia tiver um filho o batizarei Outubrino... Pensando melhor... não soa bem. E ele ainda me odiaria por todos os outubros que estão por vir.