Saturday, August 26, 2006

E Plutão não é mais um planeta, foi rebaixado a um corpo celeste de menor fidalguia. Mais uma vez a ciência mostra que nossos conceitos estão longe de ser absolutos. Nossa percepção daquilo que nos cerca não passa de um modelo probabilístico que tentamos ajustar à realidade.

Eu nunca me liguei em astrologia mas a discussão em torno do ex-planeta me fez tomar conhecimento de que o signo de escorpião é regido por Plutão. Eu sou de escorpião. Legal, sou regido por um planetóide. I'm a loser! Na verdade não acredito em horóscopo, mas confesso que me identifico com muitas características atribuídas a esse signo.

Mas e quanto àqueles que se deixam levar pelo mapa astral? Agora terão outras explicações para os seus percalços. Os pseudocientistas do mundo da lua vão ter que elaborar novos "caôs". Mas tudo bem, as equações diferenciais da vida não tem mesmo soluções exatas.